Histórico


No Menu de Cobranças, além das cobranças de pedidos (contas a receber) estão também as despesas (contas a pagar). Percebeu-se que há despesas que ocorreriam todos os meses e devido ao volume de cobranças deste tipo, para agilizar o processo, foi criado a Recorrências de Cobranças. Para que fosse possível haver um pré-cadastro destas cobranças periódicas e não fosse preciso refazer todo o processo desde o início, no momento de criar estas cobranças.

Para agilizar ainda mais o processo, foi criada uma ação de "Criar Recorrências" na tela de Cobranças, onde a partir de cobranças selecionadas, o sistema irá criar as recorrências, já deixando alguns campos preenchidos.


Recorrência de Cobranças


A recorrência é como um pré cadastro de cobranças que sabemos que ocorrerão todos os meses. Serve para avisar, e também como modelo para quando for criada a cobrança já existir a classificação, forma de pagamento e conta corrente pré-definidas. Atualmente, as cobranças baseadas nessas recorrências, não são geradas automaticamente pelo Gestor, apesar de existir este pré-cadastro, é necessário a ação do usuário de gerar a cobrança e ajustar os campos que forem necessários, para que exista de fato a cobrança.


Ou seja, a recorrência serve, basicamente, como um modelo de cobrança a ser criada, para que quando o usuário precise criar novamente a cobrança referente a conta de energia por exemplo, tenha alguns campos pré-definidos.


Para gerar as cobranças baseadas nas Recorrências, existe uma tela chamada "Cobranças do Mês", onde o usuário poderá filtrar por um período e o sistema irá mostrar todas as cobranças que precisam ser criadas. Nesta tela, existe a ação "Gerar Cobranças" que com base na competência selecionada, cria a cobrança para o usuário.


Para saber como gerar Recorrências de Cobranças a partir do histórico de cobranças, clique aqui.

ATENÇÃO!! A recorrência quando criada através da ação Criar Recorrências da gerência de cobranças, fica com um valor médio das cobranças que foram selecionadas para criá-la, ao gerar a cobrança baseada nessa recorrência, é de responsabilidade do usuário ajustar o valor da cobrança para o valor correto.


Alerta de contas a pagar cadastradas sem recorrência

No menu Configurações / Alertas existe um alerta chamado Contas a pagar criadas sem recorrência no mês anterior.
Este alerta tem como objetivo listar uma vez por mês as cobranças do tipo despesas que foram cadastradas no mês anterior a execução do alerta sem vínculo com uma cobrança recorrente.