No Gestor você pode transformar unidades.Para isso é necessário criar um item e item pai para cada unidade de medida que será transformada. No caso a baixo, temos o item BARRA DE AÇO. Este item foi importado e foi comprada em Kilos e sua venda será feita em Metros e Centimetros. Dado a entrada na nota em Kilos, será criado um item pai e um item para cada unidade de media (no caso Mt e Cm).


Hieraquia produto importado.

 100010 - BARRA DE AÇO (item pai sem fórmula) 
    10010 - BARRA DE AÇO EM KG (item pai sem fórmula)
       1010 - BARRA DE AÇO EM KG (item)  
    


Hieraquia produto transformados.

    10020 - BARRA DE AÇO EM METROS (item pai *com* fórmula)
        1020 - BARRA DE AÇO EM METROS (item)
    10030 - BARRA DE AÇÕ EM CENTIMETROS (item pai *com* fórmula)
        1030 - BARRA DE AÇO EM CENTIMETROS  (item)


Criando formulas.


Uma Formula deve ser criada para cada item pai das unidades de medida Mt e Cm. Para criar as formulas é necessário, acessar a tela de formulas no menú Produção. Clique em nova formula e preencha o Nome que será utilizado na formúla. No campo Tipo de Ingrediente Específico é possivel definir o item que será descontado. Como queremos converter o item 1010 - BARRA DE AÇO é ele que será configurado no campo Item Específico.


Criando Formula
Criando Formula


No campo Tipo da QTD. deve ser configurado a opção fixa ou digitada. No campo QTD será configurado o valor que será retirado do item. Neste caso vamos utilizar números fictícios e dizer que 1 Kg equivale a 5 metros de BARRA DE AÇO. Utilizando os números fictícios que foi dado, podemos dizer que a cada metro que será feito será retirado 0,200 Kg do item 1010 - BARRA DE AÇO EM KG. Configurado esses campos o restante não será necessário preencher, apenas salve a formula.


Adicionando a Formula no item pai.


A formula que foi criada deve ser adicionada, no item pai que 10020 - BARRA DE AÇO EM METROS e 10030 - BARRA DE AÇÕ EM CENTIMETROS. Para isso acesse o menu itens\Itens Pai, procure pela aba Produção e adicione a formula que foi criada no campo Formula.


Adicionando Formula
Adicionando Formula


Convertento as unidades de Medidas.


Com a configuração das hierarqui e as formulas é necessário converter as unidades de medida. Para isso utilizaremos a tela de Ordem de Fabricação do Gestor. Acesse o menu Produção\Ordem de Fabricação e cdicione uma nova Ordem de produção. Preencha os campos conforme a sua necessidade. Para converter Kg para Mt, adicionaremos o item pai 10020 pois nele foi adicionada a formula informando que o saldo será retirado do item 1010 - BARRA DE AÇO EM KG. Feito isso informaremos no campo quantidade que será fabricado 2 metros. Salve a Ordem de Fabricação e finalize. Veja que o item 1010 - BARRA DE AÇO EM KG passou de saldo 1 para saldo 0,60 e o saldo do item 1020 - BARRA DE AÇO EM METROS (item) passou de 0 para 2.


Criando Ordem de Produção
Criando Ordem de Produção


Saldo Item Kg
Saldo Item Kg


Saldo Item mt
Saldo Item mt


Grupo de unidade com formula.


Para facilitar e centralizar as formulas o grupo de unidade agora pode conter um formula para cada conversão. Isto facilitará pois não vai ser mais preciso cadastrar em cada item pai a formula.
Obs.: Versão 3.6.29 ou superior


Formula no Grupo de unidades
Formula no Grupo de unidades


Dentro do item pai ainda permanece o campo formula. Se no item pai tiver formula configurada dentro do item e dentro do grupo de unidade do item será priorizado a formula do grupo de unidade.