Um cenário de compra define um nome para uma faixa de margem esperada para uma situação comercial conhecida e lista as condições de pagamento desejadas para determinado cenário.

Descrição

Os cenários de compra tem como objetivo dar um nome e deixar pré-configurado nos grupos de clientes os diversos cenários comerciais conhecidos.

Exemplos de nomes de cenários seriam:

  • Cliente de revenda com média de compra mensal acima de R$ 100.000,00
  • Micro-cervejaria que produz até 20.000 litros;

No cenário é definida a margem de lucratividade e a lista de condições de pagamento desejada para cada cenário. Este cenário é vinculado aos grupos e portes de clientes. E, na tela de pedidos ou na ferramenta de orçamentos, o sistema já encontra a tabela de preço mais indicada para a margem configurada no cenário para determinado item e tipo de uso indicado no pedido ou ferramenta de orçamentos.

O cenário de um cliente (através do seu grupo) serve como modelo para os novos pedidos ou para a ferramenta de orçamentos a partir do momento que o cliente é conhecido. Assim o vendedor já começa a negociação a partir do cenário definido para o cliente.

Modelo de Dados

  • Tabela PRECO_CENARIO - É a tabela que armazena o nome e as configurações básicas do cenário;
  • Tabela PRECO_CENARIO_CONDICAO - É a tabela que lista as condições de pagamento desejadas/permitidas para cada cenário;

Ideias para o Futuro

  • Criar um grupo de condições de pagamento para unificar Cartões até 5x, por exemplo. Pois, vinculando direto na condição de pagamento tem que se listar bandeira a bandeira (VISA, MASTER, ELO), operadora por operadora (BANRICOMPRAS, CIELO);
  • Ou talvez ligar o cenário ao tipo de forma de pagamento e a quantidade máxima de parcelas;