Configuração para cada UF

Para cada UF que se deseja emitir GNRE deve existir uma linha de configuração na tela GNRE Config UF (Fiscal>> GNRE Config UFs).

Nesta tela é necessário configurar o tipo da GNRE para a UF, se por apuração ou por operação, e o código da receita a ser utilizada na emissão da guia. Também é possível definir uma IE para os casos onde se possui uma IE específica para determinada UF. Neste momento esta IE é apenas informativa pois as GNRE são identificadas pelo CNPJ.



  • GNRE por apuração: É emitida no mês posterior e engloba todas as notas do mês anterior.
  • GNRE por operação: É emitida para cada nota fiscal emitida.


O campo token, que é obrigatório nesta tela, deve ser preenchido com a opção "GNRE da Partilha do ICMS".


Configurando UF


No Gestor é possível cadastrar todas as UF que trabalham com o websevice de Pernambuco. Hoje as UF que são confgiuraveis são AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR,RN, RO, RR, SC, SE e TO.

As UF de ES, RJ e SP precisam de um webservice exclusivos, e hoje o Gestor não possui integração com nenhum webservice das 3 UF.

No Gestor ao adicionar uma UF você precisa saber as seguintes informações: Receita, Web Services, Cod. Chave de Acesso e IE. Essas informações são encontradas no site http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/automacao.jsp#.


Cadastro de GNRE


Cadastro Manual


Na tela de gerência de GNRE é possível efetuar o cadastro manual de uma GNRE através da ação Nova GNRE.


Atenção! Uma GNRE cadastrada manualmente faz com que a nota fiscal saia da lista das notas fiscais sem GNRE para as ações que criam as GNRE por operação e apuração.


Criação Por Operação


Para as UF configuradas com o tipo de emissão por operação as GNRE serão criadas automaticamente pelo sistema no momento da emissão da nota fiscal.


Criação Por Apuração


Para as UF configuradas com o tipo de emissão por apuração as GNRE de cada UF deverão ser criadas manualmente através da tela de gerência de GNRE utilizando a ação Gerar GNRE (Por Apuração).



Emissão da GNRE (na SEFAZ)


A emissão da GNRE na SEFAZ de destino pode ser feita manualmente pelo site de cada SEFAZ, ou por envio de lote de GNRE através do Gestor.

Para criar um lote é necessário selecionar as GNRE a serem enviadas na tela de gerência de GNRE e clicar na ação Criar Lote.



Com um lote criado deve-se abrir a tela de gerência de lotes, selecionar o lote a ser enviado e clicar na ação GNRE Envia Lote.



Na versão atual do sistema, não temos uma forma de indicar que a GNRE já foi enviada para a SEFAZ manualmente.