A Integração com a Automatize PDV foi desenvolvido para possibilitar a venda facilitada através de um Ponto de venda (PDV).


Histórico


Devido a decisão de realizar venda no varejo através de uma loja física aberta ao público teve a necessidade de ter um PDV com impressora fiscal no local para atender as necessidades legais e dar agilidade ao atendimento. Com isto foi realizado uma integração com um software especifico de PDV.


Cadastro dos Produtos


A integração do Gestor com o Automatize PDV foi planejada de forma que os usuários não precisassem pré-cadastrar os produtos no PDV.

Decidiu-se utilizar a funcionalidade de cadastro/bind automático/manual dos produtos no momento da importação da nota de compra/transferência no Automatize PDV.

Assim, ficou a cargo do operador do Automatize PDV, quando importa uma compra ou uma transferência de estoque da Matriz/SP para a Brewshop, de utilizar esta funcionalidade para criar os itens inexistentes, ou de indicar o item do PDV correto já com as configurações fiscais corretas.

Nessa importação da compra/transferência o saldo do item dentro do PDV fica atualizado/somado com a última compra/transferência. E já pode se utilizar o caixa para fazer vendas.


Importação das Vendas para o Gestor


Os XML das vendas NFC-e que acontecem no PDV são importados no Gestor através de uma pasta pré-configurada num dos servidores da WE.
Hoje esta pasta fica no servidor "wepoas04" na pasta C:\Dados\Data\File Server\P\NF-E\IMPORTAR.
Pela rede é possível acessar através do caminho \\wepoas04\Dados\File Server\P\NF-E\IMPORTAR

O operador do PDV é responsável por copiar os XML do dia anterior para esta pasta. E há uma tarefa agendada no servidor principal do Gestor que move estes XML para dentro do banco de dados do Gestor.

Estes XML dentro do Gestor podem ser visualizados no menu Integrações / Automatize / Importações de XML de Vendas.


Menu
Menu


Menu
Menu


Inicialmente eles ficam num status de não processados. Mas o agente que move os XML da pasta para este cadastro faz um pré-processamento para determinar a data, hora, número e série dos NFC-e.

Essas informações são utilizadas para ordenar o processamento destes XML.

O objetivo do processamento é criar o pedido, a nota fiscal e as contas a receber dentro do Gestor para permitir que o saldo dos produtos fique atualizado, bem como permitir a conciliação bancária por parte do setor financeiro.

O processamento consiste em abrir o XML, cadastrar um pedido com as informações de cabeçalho e preencher os itens a partir do mapeamento de itens.

Inicialmente pensava-se que o código do item que foi na nota de transferência poderia ser utilizado no XML da venda. Facilitando assim que o importador soubesse qual item do XML do PDV representa cada item do cadastro do Gestor. Mas isso não foi possível na época e por isso criou-se uma tela de mapeamento de itens, operações e condições de pagamento.

Em cada uma destas telas o operador do PDV e o setor financeiro mantém a configuração de como importar um determinado item, ou uma determinada forma de pagamento.

Estas telas estão disponíveis dentro do menu Integração > Automatize


  • PDV Itens: Onde é realizado o mapeamento de itens, código do Gestor x Código do PDV Automatize. E a partir desta tela, é possível realizar a impressão de etiquetas para gôndolas.

Para maiores informações como realizar este mapeamento clique aqui.


Itens PDV
Itens PDV


  • PDV Operações: Cadastro do tipo de operação disponível.


Operacoes
Operacoes


  • Formas de pagamentos: Faz a ligação da forma de pagamento do Gestor as formas de pagamento da Automatize.


Forma de pagamento
Forma de pagamento


  • Bandeiras: Cadastro das bandeiras de cartão para TEF.


Bandeira TEF
Bandeira TEF


  • Modalidade: Cadastro das modalidades possíveis para uma operação.


Modalidade
Modalidade


  • PDV Condições de Pagamento: Faz a ligação da condição de pagamento do Gestor na Forma de pagamentos, Bandeira e Modalidade da automatize cadastrado anteriormente.


Condicoes de pagamento
Condicoes de pagamento


  • Atualização do preço do PDV: Esta tela, se aberto diretamente o menu, atualmente é apenas um histórico das atualizações dos preço. Porém, ao utilização a ação de "Atualização de Preços" pela tela de "PDV Itens" dará acesso à impressão de etiquetas.

Para maiores informações sobre impressão de etiquetas clique aqui.


Atualizacao De Preco
Atualizacao De Preco


A importação automática não foi possível pois na época o cadastro dos itens da WE era todo em Kg e eram utilizadas as embalagens para se determinar o multiplicador de cada venda (como acontece com alguns itens ainda hoje).

Mas no PDV existe um item para cada embalagem, então não havia outra solução senão o mapeamento manual entre os itens do PDV e os itens e embalagens do Gestor (um item do Gestor, por causa das embalagens, engloba diversos itens do PDV).

Um efeito colateral deste processo é que o Gestor só ficará sabendo da existência de um item no primeiro XML que precisar dele durante a importação. Trancando a importação até que o mapeamento seja criado ou definido.

Para contornar este problema foi criada a ação Baixas Todos os Itens na tela de mapeamento de itens PDV Itens.



Ao importar uma venda o Gestor integra ela com a data que aconteceu no PDV e também faz a movimentação de estoque com esta respectiva data. Um efeito colateral é que se for importado uma venda com data, por exemplo, de 10 dias atrás e acusar falta de estoque deste item a análise e a correção do estoque deve ser feito na data da venda.
Vale salientar que ajuste manual de estoque somente corrige a data atual, para inserir itens em outra data é necessário fazer entrada via nota fiscal de entrada, ordem de fabricação ou fracionamento direto.

Para maiores informações sobre importação de XML de vendas clique aqui.


Atualização de Preços no PDV


Para atualizar os preços no PDV criamos uma ação chamada Atualizar Preço PDV na tela PDF Itens.

O usuário marca os itens que deseja atualizar o preço e ao clicar nesta ação o sistema irá forçar o preço atual do item para o PDV através do Web Service.

Essa tentativa de atualização de preço sobre esse conjunto de itens selecionados é logada na tela Integrações / Automatize / Atualizações de Preço PDV.

Nessa tela aparece todo o histórico, item a item da atualização e se houve sucesso, ou não (item a item).

Isso foi feito desta forma pois não há transação no Web Service, assim o operador consegue conferir onde obteve sucesso e imprimir a lista dos itens que devem ter sua etiqueta de prateleira atualizada manualmente. Caso tenha ocorrido falha na atualização, este histórico indicará qual, é preciso ajustar e refazer o processo.



Regras de Negócio

  • Codigo do item importado no XML deve estar vinculado a um item do Gestor;
  • Em caso de erro na integração das vendas de algum dia, para evitar erro de estoque, os demais vendas de dias posteriores não são integrados;
  • A movimentação do estoque acontece com data que aconteceu a venda;

Ideias para o Futuro

A partir do momento em que os itens da WE estão sendo cadastrados por unidade (um SKU para cada unidade), podemos parar de utilizar o cadastro automático pelo próprio PDV e manter um sincronismo de itens (mesmo os inativos) entre o Gestor e o PDV, pois neste caso o item entre os dois sistemas seria um para um.

Para cadastrar o item no PDV pelo webservice, a ideia era utilizar o campo CODIGO_SKU que é o código utilizado no código de barras das etiquetas. Dessa forma a venda aconteceria no caixa direto neste código que viria no XML da venda e aconteceria uma importação direta do XML para o SKU correto, sem a necessidade de mapeamento.

A tela PDV Itens continuaria existindo para mostrar "um mapeamento" automático, ou para mostrar a fila (campos sincronizar) e ainda para acontecer a conferência de preços.