Este roteiro tem como finalidade auxiliar na verificação de um problema que pode ocorrer no momento da importação de XML, onde a mensagem de falta de saldo se refere a uma data futura.

Isso pode ocorrer quando há no sistema um registro de saldo/movimentação de estoque para uma data futura desse item que está no xml de venda.

Então, no momento de importar a venda do Item, o sistema mostrará na tela de importações a mensagem referente o saldo (como as demais mensagens de saldo), porém, com a data "futura". E só mostrará a mensagem, caso a venda que está para ser importada + a movimentação futura cause estoque negativo.


O motivo disto é que o Gestor não apaga na linha do banco de dados o registro dessa data futura, mesmo que tenha sido informada por engano e tenha sido alterada segundos depois de ter sido salva.


O que o Gestor faz é na verdade uma projeção do saldo desse item, quando isto ocorre, pois devido a esse saldo futuro, a importação daquela venda do xml poderia fazer com que o item fique com saldo negativo.


Requisitos:

Acesso as Telas:

  • Importação de XML Vendas: Integrações>> Automatize>> Importação de XML de Vendas;
  • Lançamentos de Estoque: Comercial>> Lançamentos de Estoque.


Como verificar este problema

  1. Durante o processo de importação de XML de Vendas Automatize, poderá ocorrer a mensagem referente a falta de saldo, como as demais mensagens relacionadas a saldo que ocorrem normalmente, no entanto, a data que consta a falta de saldo, pode se tratar de uma data futura, por exemplo:


Mensagem
Mensagem


  1. Com isto, utilizando o código que aparece na mensagem da tela de importação, acessar a tela de "Lançamentos de Estoque" e filtrar por este código.


Lançamento de Estoque
Lançamento de Estoque


  1. Neste exemplo, a última movimentação deste item que aparece, se trata uma contagem manual, zerando o estoque. Por este motivo o sistema identificou essa movimentação "futura" e estava projetando que juntamente com essa venda do xml a ser importada e a contagem, ocasionaria estoque negativo.

  2. Neste caso seria necessário o usuário decidir qual ação tomar com relação a essa contagem, se seria excluída ou ajustada com a quantidade necessária.

  3. Após ajustar, seguir com a importação.