O Grupo de Cliente é um cadastro que fica apenas para o Gestor, é enviado ao Core, pois tem o Cenário de Venda vinculado ao Grupo. O que definirá o preço que aparecerá para ele na loja online, juntamente com o Contrato (que é cadastrado apenas no Core).


Grupo de Cliente - Gestor


O Cenário de Venda do Gestor irá criar Grupos de Cliente no Core para cada UF. Apesar de o Cenário de Venda não ser utilizado inicialmente no piloto, pois não será utilizado tabelas de preço, quando é criado no Gestor, dispara a criação de diversos Grupos de Clientes no Core, um para cada UF e também cria Listas de Preço para cada UF x Filial (Canal).

O Grupo de Clientes do Gestor serve apenas para o Gestor, ele aparece no cadastro do cliente do Gestor, pois tem o vínculo com o Cenário de Venda. Quando o cliente é incluído em um Grupo de Cliente do Gestor, o Cenário de Venda desse Grupo de Cliente vai para a aba "15-Grupos do Ez Core" do cadastro do cliente no Gestor, e é esta informação que é integrada ao Core.

Com isso, podem existir as seguintes situações:


Cenário específico no cadastro do cliente: É possível configurar um Cenário de Venda diretamente no cadastro do cliente do Gestor. Caso o cliente tenha essa configuração, o Cenário que for configurado, aparecerá na aba "15 - Grupos do Ez Core" e será enviado como Grupo de Clientes para o Core;


Não tem Cenário específico: Nos casos em que o cliente não tem cenário específico, o Gestor irá buscar o Cenário do Grupo de Cliente ao qual o cliente está vinculado.
O sistema não permite adicionar o cliente em mais de um Grupo de Clientes, caso ele já esteja em um, se tentar adicionar em outro o cliente não aparecerá na pesquisa para inclusão, na tela de Grupos de Clientes;


Não tem Cenário no Grupo de Cliente: Caso não tenha Cenário no Grupo do Clientes o sistema buscará o Cenário do Porte do Cliente;


Caso não exista Cenário de Venda em nenhuma das configurações acima: Buscará da configuração do sistema existente no menu Preços>> Configurações Avançadas, que pode ser configurado pelo Tipo de Uso Indústria, Revenda ou Consumidor. Normalmente essa configuração fica vazia, pois se estiver preenchida irá sobrescrever qualquer outra configuração do Cenário de Venda.


Por exemplo, o Cenário de Venda no Gestor (Preços>> Cenários de Venda):



Grupo de Clientes no Core:



O Grupo de Cliente que existe no Gestor, é utilizado apenas para ligar o Cenário de Venda ao cliente que é o que irá ligar ao Contrato e à Lista de Preço.


O Gestor é que comanda esta parte de Grupos de Clientes, caso seja informado no Core um diferente do que está no Gestor, na próxima integração, o que está no Gestor irá sobrescrever o que está no Core.


Contratos


O cadastro de Contratos no Core (Backoffice>> Contratos) definirá o preço que será mostrado ao cliente, juntamente com o cadastro de Grupos de Clientes, pois o Contrato é ligado a Lista de Preço.

A Lista de Preço a ser selecionada sempre será UF >> Canal. O Canal é a Origem (WE Matriz RS, SP ou BH), é de onde sairá a mercadoria e a Revenda escolhe a origem na capa da loja online. Para o Gestor o Canal é Filial.

Então a Lista de Preço a ser escolhida deverá ser Destino (UF Revenda) >> Origem (Canal).


Por não haver webservice para os contratos, é necessário fazer de forma manual no Core os contratos e os vinculos com os Grupos de Clientes.


Listas de Preço


O mesmo mecanismo do Cenário de Venda do Gestor na criação de Grupos de Clientes no Core é utilizado na criação das Listas de Preço do Core.

O Cenário de Venda do Gestor que no Core se transforma em Grupos de Clientes para cada UF, também se transforma em Listas de Preço para cada UF e Canal.

O cadastro do Cenário de Venda no Gestor:



Dispara a criação de diversas Lista de Preço no Core:



Grupos de Cliente no Core


O cadastro do Grupo de cliente no Core (Clientes>> Grupos de Clientes) terá o contrato vinculado. A configuração Grupo de Cliente x Contrato definirá qual preço será apresentado quando a revenda logar na loja online.

Na configuração do grupo, deverá ser vinculado cada Canal para cada contrato. Assim quando a revenda alterar na capa da loja online o combo "Origem do Envio" deverá mudar o preço apresentado dos itens, pois irá mudar de onde será enviado o produto e pode mudar os impostos interestaduais, por isso a alteração do preço.

Para cada revenda apresentará um preço específico por isso a necessidade de logar na loja.


Para saber como realizar as configurações clique aqui.


  • Para maiores informações sobre Canais clique aqui.

  • Para maiores informações sobre Cadastro de Canais na Loja Online clique aqui