Histórico

O Gestor utilizava uma regra interna, para determinar de onde viria a informação de impostos como IPI por exemplo, no entanto, na tela, não estava claro para o usuário de onde estava vindo aquela informação. O Sistema verificava no NCM ou na hierarquia de itens, desde o SKU até o Item Pai mais genérico, e utilizava a informação encontrada nesta busca para utilizar no pedido, caso existisse a mesma informação em dois locais diferentes, a prioridade seria utilizar a que estava no NCM ou hierarquia dependendo do campo.

Para que fique clara esta informação na tela, foram realizadas modificações, onde o usuário poderá indicar na tela de Item Pai de onde quer que o sistema busque a informação e também ficará claro saber onde está configurado.


Visão Geral


Os campos que podem originar do NCM ou da Hierarquia foram reagrupados na tela de Item Pai.

Após modificações, a informação do pedido sempre virá do SKU. O SKU obedece este novo campo que foi criado para indicar se é para usar o valor do NCM ou da hierarquia, quando vir da hierarquia, vale se o campo é próprio (daquele Item) ou herdado da hierarquia.

Quando vir do NCM, a hierarquia será ignorada, será marcado que é próprio e fixo, e utilizado o valor que estiver no NCM como próprio.


Reorganização da tela de Item Pai


Após as mudanças, a tela de Item Pai, aba 3-Impostos e Preços, foi reorganizada, sendo apresentada conforme imagem abaixo:


Tela Item Pai
Tela Item Pai


Com isso, será possível marcar nos "checkbox" se determinadas informações são próprias do Item Pai ou se serão herdadas da hierarquia e de acordo com os símbolos de "Campo Próprio" ou "Hierarquia", em destaque na imagem acima, é possível entender a origem da informação.


Configurações Fiscais do NCM


Marcando essa opção, será definido que as informações "II Aliquota", "MVA", "MVA Ajustada" além da própria "Configuração Fiscal" virá do cadastro do NCM deste item pai.

A regra que o sistema utiliza nesta configuração é para que quando estiver marcado o "Checkbox" da "Configuração Fiscal do NCM" e com o símbolo de "Próprio", então os demais campos dessa caixa ficariam também com o símbolo de "Próprio", porém na cor cinza, o que demonstra que não podem ser alterados pois estão sendo herdados do cadastro do NCM, não permitindo edição.


Configuração fiscal do NCM
Configuração fiscal do NCM


Estas informações virão do cabeçalho do cadastro de NCM e estão em destaque na imagem abaixo:


Cadastro do NCM
Cadastro do NCM


CEST ICMS ST


A regra que o sistema utiliza para o campo "CEST ICMS ST" é para que quando for buscar a informação do NCM, deverá estar marcado o "Checkbox", e o símbolo ao lado do campo deverá ser de "Próprio". O valor mostrado no campo será mostrado, conforme o que está no cadastro do NCM.


CEST
CEST


No cadastro do NCM:


CEST NCM
CEST NCM


Se ao lado do campo estiver o símbolo hieráriquico, desmarcado o "Checkbox" e o simbolo de "Próprio", como na imagem abaixo, quer dizer que a informação está vindo da hierarquia.


CEST Hierarquia
CEST Hierarquia


É possível verificar a informação dentro da hierarquia, para saber em qual item pai está:


CEST Item Pai Anterior
CEST Item Pai Anterior


No momento de configurar o NCM para consultar o código CEST clique aqui, se necessário.


IPI


O Campo "IPI (%)" no cadastro de Item Pai, é utilizado para identificar se o IPI virá daquele Item Pai (se marcar Próprio) ou do Item Pai acima (hierarquia).

O pedido irá buscar a informação de IPI sempre no SKU, porém para destacar IPI ou não, também depende de um detalhe na configuração fiscal, o campo "IPI CST", deverá estar com uma opção que seja tributada, se estiver com alguma que não é tributada, não irá destacar IPI no pedido, mesmo tendo alíquota cadastrada no SKU ou na hierarquia.

Estando os campos do IPI conforme na imagem abaixo, significa que a informação está vindo de algum ponto da hierarquia, caso seja necessário identificar em qual item pai está, é preciso pesquisar nos demais itens pai da hierarquia:


IPI
IPI


Em algum ponto na hierarquia, algum item pai estará com este campo como "Próprio":


IPI Próprio
IPI Próprio


Estando o campo "IPI (%)" como "Próprio" e também o campo "Alíquota do IPI do NCM" e o "checkbox" marcado, significa estar vindo do NCM:


IPI Vindo do NCM
IPI Vindo do NCM


Esta informação é oriunda do cadastro do NCM, na configuração fiscal que está no NCM:


IPI NCM
IPI NCM


Lembrando que o sistema ainda leva em consideração o que está na configuração fiscal campo "CST IPI", que determina se será destacado ou não o IPI no pedido:


IPI Configuração Fiscal
IPI Configuração Fiscal