Rejeição: ICMS Interestadual



A mensagem indica que o ICMS Interestadual só pode ser 4, 7 ou 12. Esse cadastro fica na tela de Configurações de ICMS (Fiscal>> Configuração de ICMS).

Para ajustar, necessário verificar na Configuração Fiscal (Fiscal>> Configurações Fiscais), qual a Configuração de ICMS que está sendo utilizada, porém é preciso verificar item por item, de acordo com a Configuração Fiscal, até encontrar a Configuração de ICMS que está com a alíquota incorreta.


Para identificar qual item está com a alíquota incorreta:


  • Verificar através do XML da tentativa de emitir a nota. Em alguns casos está disponível o XML na a opção de "Exportar o XML":



  • O XML também poderá estar disponível no campo em destaque na imagem abaixo, na aba 5-NF-e, da tela de Notas Fiscais, se estiver neste campo, basta copiar o conteúdo e salvar em um TXT com a extensão .XML.



  • Há ainda como verificar na tela de Notas Fiscais, onde corresponde aos itens, há como visualizar a coluna "ICMS Alíquota" e o código do item, assim ficará mais rápido identificar qual está com a alíquota errada:



Após identificar qual item que está com a alíquota incorreta, é necessário verificar a Configuração Fiscal, que pode ser visualizada filtrando pelo item na tela de itens, e através da configuração fiscal, verificar na configuração de ICMS a alíquota e apontar para o setor fiscal para fazer o ajuste.