Configuração para cada UF

Para cada UF que se deseja emitir GNRE deve existir uma linha de configuração na tela GNRE Config UF (Fiscal>> GNRE Config UFs).

Nesta tela é necessário configurar o tipo da GNRE para a UF, se por apuração ou por operação, e o código da receita a ser utilizada na emissão da guia. Também é possível definir uma IE para os casos onde se possui uma IE específica para determinada UF. Neste momento esta IE é apenas informativa pois as GNRE são identificadas pelo CNPJ.



  • GNRE por apuração: É emitida no mês posterior e engloba todas as notas do mês anterior.
  • GNRE por operação: É emitida para cada nota fiscal emitida.


O campo token, que é obrigatório nesta tela, deve ser preenchido com a opção "GNRE da Partilha do ICMS".


Configurando UF


No Gestor é possível cadastrar todas as UF que trabalham com o websevice de Pernambuco. Hoje as UF que são configuráveis são AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR,RN, RO, RR, SC, SE e TO.

As UF de ES, RJ e SP precisam de um webservice exclusivos, e hoje o Gestor não possui integração com nenhum webservice das 3 UF.

No Gestor ao adicionar uma UF você precisa saber as seguintes informações: Receita, Web Services, Cod. Chave de Acesso e IE. Essas informações são encontradas no site http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/automacao.jsp#.