Na tela do menu Expedição>> Etiquetas de Produtos é possível imprimir numa impressora Zebra as etiquetas para um determinado produto.

Neste roteiro, segue o passo-a-passo de como imprimir etiquetas de produtos.


Modelo de etiquetas:


Através do menu "Configurações>> Modelos de Etiquetas" é possível verificar os modelos cadastrados, cadastrar um novo ou alterar um modelo que já existe.

Previamente, é necessário elaborar e gerar a etiqueta no software Zebra Designer, para após isto, cadastrar o modelo neste menu do Gestor e importar o arquivo gerado no Zebra.

Para ser exibido uma informação variável que vem do Gestor é necessário usar uma macro de substituição. Basta colocar o texto da macro precedido e sucedido do caractere "%".

Exemplo:



A lista a seguir, pode ser utilizada na elaboração de etiquetas no software Zebra Designer, são alguns os campos correspondentes no Gestor, utilizando os dados entre "%%" no momento de gerar a etiqueta o Gestor irá buscar nestes campos as informações para colocar na etiqueta.


=Macros de substituição=


  CODIGO = Código do SKU
  CODIGO_LOTE  = Campo LOTE do SKU
  DESCRICAO = Descrição
  DESCRICAO_ETIQUETA = Descrição para impressão da etiqueta
  DATA_VALIDADE = Validade do ITEM
  PAIS_ORIGEM = Pais de origem do item
  ITEM_TIPO_DESC = Tipo do item
  VARIEDADE = Variedades do Item
  FORMA = Forma do volume do item
  CLASSIFICACAO = Classificação do ITEM
  CARACTERISTICA = Características cadastradas no ITEM
  PESO_ETIQUETA_DESCRICAO = Descrição do peso para etiqueta
  LOTE_FORNECEDOR = Código do lote do FORNECEDOR
  ATIVO = se o item está ativo
  INSTRUCOES = Texto com instruções
  TIPO_INSTRUCAO_DESC = Tipo de instrução
  INSTRUCAO_1, INSTRUCAO_2, INSTRUCAO_3 = Instruções por linha
  FILIAL_RAZAO_SOCIAL = Razão social da filial
  FILIAL_CPF_CNPJ = CNPJ da filial
  FILIAL_ENDERECO = Endereço da filial
  FILIAL_CEP = CEP da filial
  FILIAL_MUNICIPIO = Cidade da filial
  FILIAL_UF = Estado da filial
  FILIAL_PAIS = Pais da filial
  FILIAL_FONE = Telefone da FILIAL
  FILIAL_SITE = website da filial
  DATA_IMPRESSAO = Data da impressão
  CODIGO_SKU = Código SKU do item
  CODIGO_EAN = Código EAN do item
  CODIGO_EAN_SKU = se tiver o número do EAN cadastrado no item vai retornar este código caso contrário retornará o código do SKU
  DATA_FAB = Data de fabricação


Exemplo:
%FILIAL_SITE% - Será substituído pelo valor no cadastro da filial, na aba Dados de Contato, na lista de Contratos Eletrônicos o primeiro contato do tipo Site que encontrar;
%CODIGO_EAN_SKU% - Será substituído pelo valor do campo Código EAN e caso não tenha nada no campo sera o campo Código SKU.

Exemplo de etiqueta elaborada no Zebra:



  • Onde está o texto da macro por exemplo "%CODIGO_LOTE%", ao importar para o Gestor o arquivo .PRN gerado pelo Zebra, estes campos serão substituídos pelas informações do banco de dados no momento da impressão da etiqueta.

  • Na tela de modelo de etiquetas é possível importar arquivo .PRN que tenha sido gerado no software Zebra Designer, basta clicar em "Alterar(F3)" na tela de "Modelos de Etiquetas", após clicar com o botão direito do mouse dentro do campo "Modelo" e selecionar a opção "Load from file" e selecionar o arquivo .PRN criado no software. Com isso o sistema irá carregar os dados da etiqueta que estão no arquivo.

  • Para maiores informações sobre como montar a etiqueta no Zebra Designer clique aqui

  • O Layout de modelo da etiqueta, está disponível através do software do fabricante da impressora, no caso Zebra, este ofere um recurso online através deste link.



  • No modelo de etiquetas será informada a porta que será utilizada para impressão, para obter esta informação, verificar no "Mapeamento de Impressoras" (Configurações>> Mapeamento de Impressoras), na impressora que será utilizada, qual a porta que está configurada:



  • E informar no modelo que será utilizado:



Como vincular o modelo de etiqueta ao Item.


Após criar o modelo de etiqueta, ajustar algum existente ou apenas vincular ao Item, será necessário verificar no cadastro de Item Pai do item que desejamos imprimir a etiqueta.

No cadastro de Item Pai, na aba 5-Produção, no campo "Etiqueta" deverá ser informado o modelo de etiqueta a ser utilizado.



Como imprimir etiquetas de produtos:


  1. No menu Expedição>> Etiquetas de produtos, devemos escolher qual o lote/SKU que desejamos imprimir a etiqueta, no campo "Produto":



  1. Indicar qual a quantidade de etiquetas a serem impressas, logo abaixo de "Instruções de Uso" informando a quantidade:



  1. A opção que deve ser selecionada em "Modelo" é "Modelo de Item Pai (Zebra)".



  1. Após, basta clicar em "Imprimir" no canto inferior direito.