Etiquetas Térmicas

O sistema permite a utilização de impressoras térmicas para a impressão de etiquetas.
Devemos configurar as impressoras mapeadas e criar modelos de etiquetas para que este módulo seja utilizado.


Impressoras Mapeadas


No menu "Configurações->Impressoras Mapeadas" é possível cadastrar as impressoras térmicas mapeadas na rede da empresa.
O sistema se comunica com as impressoras através de uma porta mapeada no Windows utilizando o comando "NET USE porta destino". E depois de utilizar a impressora ele desfaz o mapeamento.
Desta forma, é necessário deixar pré-cadastrado no sistema a lista das impressoras e portas que devem ser utilizadas, LPT2, LPT3 etc.
Descrição dos campos:

  • Porta: Indica a porta local a ser utilizada no momento da impressão (LPT2, LPT3 etc). Normalmente a LPT1 é vinculada a porta paralela do computador. Ela pode ser utilizada, mas há chance de conflitos com impressoras locais;
  • Tipo da Impressora: É o tipo da linguagem que a impressora trabalha (ZPL, EPL etc);
  • Caminho: É o caminho na rede para o mapeamento da impressora. Ex.: \\servidor\impressora_x;
  • Descrição: É o texto que identificará a impressora dentro das telas do sistema. Ex.: Impressora Zebra da Expedição;


Etiquetas
Etiquetas


Para que a configuração fique correta, devemos verificar nas propriedades da impressora, qual a porta seu compartilhamento está configurado, pois no caso da WE é utilizado o Acesso Remoto do Windows e a impressora deve estar compartilhada.

Então, é necessário seguir os passos abaixo:

  • Verificar o IP da máquina em que está conectada localmente (fisicamente) a impressora;
  • Compartilhar a impressora desta máquina e testar a conexão por compartilhamento;
  • Instalar a impressora na máquina em que acessa o TS e compartilhar o dispositivo nas configurações de acesso remoto do Windows;
  • Acessar o Gestor, utilizar as opções de Mapeamento de Impressoras ("Configurações->Impressoras Mapeadas") e adicionar a porta descrita nas configurações de porta da impressora no acesso remoto.

Para verificar como está a configuração da porta da impressora no acesso remoto, utilize o "Dispositivos e Impressoras" do Windows, localize a impressora, clique com o botão direito na opção "Propriedades da Impressora", na aba "Portas" irá abrir a tela abaixo.



O Gestor precisa acessar o mapeamento pelo TSCLIENT. E deve funcionar via Remote Desktop o comando "net use LPT8 \\tsclient\prn# /persistent:yes".

O caminho que deve ser configurado na tela de Impressoras Mapeadas do Gestor, para quando a impressora for compartilhada via Remote, deverá ser de acordo com a opção que estiver marcarda, exemplo: \\tsclient\prn9...