Até o momento o sistema de estoque do Gestor funcionava retirando do local de armazenamento em que o item estava imediatamente após a aprovação dos pedidos/OF/Contagem Manual, etc.

A principal mudança nesta versão é o histórico dos lançamentos de estoque que agora não são mais excluídos quando um pedido ou nota de entrada é reaberto

Foram alteradas nomenclaturas dos campos de saldos:


  • Saldo Atual - Continua o que é hoje, o saldo no estoque local da filial em questão;
  • Saldo Comprometido - Deve representar o saldo que está aguardando emissão de nota fiscal ou finalização de ordem de fabricação da filial em questão;
  • Saldo Aprovado - Deve representar o saldo que está aguardando emissão de nota fiscal ou finalização de ordem de fabricação da filial em questão;
  • Saldo Prometido - Deve representar o saldo que está em pedidos iniciais dentro da validade do orçamento da filial em questão (hoje esse está como comprometido);
  • Saldo em Outros Locais - É a soma dos saldos dos locais do tipo estoque físico, fora do estoque local dentro da filial em questão;
  • Saldo em Outras Filiais - É a soma de todos os saldos do tipo estoque físico em outra filial. Atenção pois o saldo comprometido não deve aparecer neste somatório;
  • Saldo Contábil - É a soma do saldo de todos os locais de tipo estoque físico da filial em questão (usará a mesma fonte que será/foi utilizada/o nos relatórios de contabilidade.


Tipos de Estoque


No cadastro de Locais de Armazenamento foi criado o campo "Tipo", para distinguir Estoque Físico de Estoque Comprometido:


  • Estoque Físico - Representa o estoque que está fiscalmente dentro da empresa, disponível para ser utilizado em transações;
  • Estoque Comprometido - Representa o estoque que está fiscalmente dentro da empresa, mas em processo de utilização por uma transação. Significa que está aguardando a emissão de uma Nota Fiscal ou finalização de Ordem de Fabricação. Não pode ser utilizado em transações de forma manual;


O tipo de local de armazenamento com o nome Estoque Comprometido é utilizado internamente pelo sistema para reservar os saldos dos pedidos que estão aprovados, aguardando a emissão da nota fiscal.
A emissão da nota fiscal remove saldo do Estoque Comprometido da filial da operação.

Existe uma mensagem de erro que deveria impedir um usuário de criar um local de armazenamento com o tipo Estoque Comprometido.
E outra que deveria impedir a troca do tipo de um local de armazenamento.

Não confunda o tipo do local de armazenamento (local ou comprometido) com o tipo de propriedade (próprio ou de terceiros).
O estoque contábil é definido por qualquer local de armazenamento (local ou comprometido) com o tipo de propriedade próprio.

Em tempo. Não existe o conceito de estoque físico (com endereço físico) ou virtual/lógico. Todos os locais de armazenamento são meramente lógicos.

Há muito tempo gostaríamos de ter movido os campos de endereçamento dos SKU para dentro dos locais de armazenamento.
Mas essa alteração demandaria uma revisão do processo de vocês para cadastrar e manter organizados os endereços de cada local de armazenamento, além de burocratizar as movimentações entre prateleiras. Então acabamos nunca fazendo este ajuste.


Pedidos


A partir de agora ao aprovar o pedido, os itens do pedido não são mais retirados imediatamente após aprovação do seu local de armazenamento. Quando é feita a aprovação, o item é retirado do local de armazenamento atual e enviado para um local reservado do sistema, chamado "Estoque Comprometido", não é possível utilizar manualmente este local, ele é próprio do sistema, destinado apenas à reserva dos itens para estas operações.



Quando a NF-e é emitida, o item então sai do estoque comprometido de fato.



Caso a NF-e seja cancelada, irá retorar para o estoque comprometido



Ordens de Fabricação


Após aprovar a Ordem de Fabricação, os ingredientes são transferidos para o estoque reserva, e a finalização da OF efetivamente consome o ingrediente do local reservado fazendo o papel da Nota Fiscal e dá entrada no produto acabado. Reabrir a OF transfere o saldo de volta para o estoque reservado.

OF Em Produção foi aprovada:



No Lançamento de Estoque, o saldo do item que vai ser consumido é reservado no Estoque Comprometido.



Após finalizar a OF a quantidade do item consumido sairá do local de armazenamento.



Nota de Entrada


O estoque não será alterado após aprovação, encerramento ou emissão da NF, apenas a ação de Receber NFe na tela de "Notas Fiscais de Entrada" é que o estoque entrará no local de armazenamento.

Ao utilizar a ação Receber NFe também atualizará o "Status de Recebimento" da Nota para Recebido, com isso entrará no estoque a quantidade.



No Lançamento de Estoque, aparecerá o saldo recebido.



A Ação Cancelar Recebimento NFe tira o saldo do estoque:



Foi criada a ação Receber NFE na Data para que seja possível "Receber" a mercadoria no estoque de notas de dias anteriores e fique correta a entrada dos produtos no estoque, no dia em que realmente ocorreu, sem a necessidade de a nota precisar ser cadastrada obrigatoriamente naquele dia.



Para informações sobre alterações nas demais operações como Transferências, Contagem Manual e Devoluções clique aqui