O Grupo de Unidade serve para padronizar algumas informações de cadastros de itens, para que todos de um mesmo "grupo" tenham os mesmos dados em determinados campos, e também para que quando algum destes campos precise sofrer alteração, possa ser feito apenas no Grupo de Unidade, replicando assim para todos que estiverem neste grupo.

Com isto, sempre que o item tiver Grupo de Unidade, a informação virá do Grupo de Unidade (se o campo existir no grupo). Não havendo como marcar que o campo é "Próprio" do item e preencher com uma informação diferente do Grupo de Unidade, pois o Grupo de Unidade sempre irá prevalecer.

No cadastro do Item, o Grupo de Unidade o qual pertence está na aba 3-Estoque:



Campos do Grupo de Unidade:

  • Unidade
  • Embalagem
  • Pesos e Dimensões: Peso líquido, peso bruto, altura, largura e comprimento;
  • CF: Custo Fixo;
  • CFM: Custo Fora Margem.



Não há como alterar o valor destes campos no cadastro do item que possua Grupo de Unidade, ou até mesmo mudar sua origem para vir da hierarquia (Item Pai), se for alterado, ao salvar o cadastro, o sistema irá mudar o símbolo do campo automaticamente para "Próprio" e puxará a informação do Grupo de Unidade. Isto ocorrerá sempre que o Item possuir a unidade como "Próprio" também. Nos filhos, o sistema se aproveita do sistema de hierarquias para propagar o valor abaixo da unidade própria


Símbolo Hierárquico:



Símbolo Próprio:



Alterar Dimensões no Grupo de Unidade


É possível alterar as dimensões nos Grupos de Unidade, para que todos que tiverem aquele grupo, estejam com as mesmas dimensões, para isso:

  • É necessário desmarcar o campo "Usar Dimensões" da embalagem, só assim será possível alterar a altura, largura e comprimento. Se permanecer marcado este campo, após salvar as alterações, irá voltar automaticamente para o que estava antes.

  • O peso bruto é sempre o cálculo peso líquido + peso da embalagem. Se for preciso alterar o peso bruto, é necessário alterar o peso líquido ou peso da embalagem.