Esse manual tem como objetivo orientar sobre o envio de mensagens e comunicados para inscritos/associados utilizando os filtros pré-definidos no próprio sistema.


Acesse a área administrativa com seu login e senha


Passo 1: Selecionar o público alvo e escrever a mensagem


1. Acesse o menu Inscrições → Boletins → Mensagens (ou Cadastros > Boletins > Mensagens para o site de associações);



2. Na página seguinte, clique no botão Incluir Boletim;



3. Na página seguinte, no campo Remetente você deve selecionar o e-mail que está cadastrado nos departamentos de atendimento do sistema, como por exemplo a secretaria do evento/associação, este e-mail será o remetente da mensagem e aparecerá para o destinatário. Para receber uma cópia da mensagem enviada, marque a opção Remetente em cópia (CC);



4. No campo Público, selecione o grupo que irá receber a mensagem. Neste exemplo, vamos selecionar Inscritos que são todos os inscritos no sistema do evento/associação;



Ps.: As opções de grupo serão disponibilizados com base nos tipos de participações cadastradas no sistema.


5. No campo Carregar texto da mensagem pré-cadastrada você poderá, de forma opcional, selecionar uma mensagem pronta do sistema. Neste exemplo, iremos selecionar a mensagem Cobrança de pedido;



6. No campo Título inclua o título da mensagem;



7. No campo Descrição revise e/ou edite a mensagem pré-definida que foi selecionada na etapa 5 ou escreva a sua mensagem;



Como complemento, seguem os manuais com informações úteis para formatação de texto, inclusão de imagens e hiperlinks para envio de newsletter:


Além das orientações acima, é possível incluir no texto códigos de busca. Exemplo, para que o nome da pessoa que irá receber a mensagem seja exibido, basta incluir o código %NOME%. Seguem abaixo os demais códigos:



8. Para concluir essa etapa, no fim da página marque a opção Adicionar assinantes a esta newsletter e clique em Salvar.



 9. Após clicar em Salvar você será direcionado para a página de seleção de assinantes. Nesta tela, a caixa "disponíveis" mostrará apenas a lista de assinantes do público selecionado (como no  exemplo de seleção do público foi os "Inscritos", verá apenas os nomes e e-mails dos inscritos no evento). Nesta página você pode selecionar um a um dos nomes ou todos os assinantes disponibilizados a lista para que recebam a mensagem/boletim.


1. Para enviar o boletim a todos os inscritos por exemplo, clique no botão em "selecionar todos" abaixo da caixa intitulada . "disponíveis" e, em seguida, clique em "adicionar". Com isso, todos os nomes da lista de "disponíveis" serão movidos para a caixa "incluídos".:


2. Se desejar remover algum e-mail da lista "incluídos", selecione-o e clique no botão "remover".


3. Após finalizar as seleções e ajustes, clique em "retornar à gerência". Você será levado de volta para a tela de lista de boletins, onde poderá continuar seguindo o passo abaixo para teste e envio.


Observação: Os pré-filtros exibidos no início da página podem ser aplicados à seleção do público escolhido. Por exemplo, se você selecionou o público "Inscritos", poderá aplicar o pré-filtro "Adicionar todos os assinantes inscritos no evento (pendentes)" e nesse caso, o sistema identificará, na lista de inscritos, quem atende a esse critério (inscrição pendente) e automaticamente incluirá esses assinantes na caixa "incluídos".


Passo 2: Enviar uma mensagem de teste (opcional)


1. Para enviar uma mensagem de teste para o seu e-mail, clique na opção Enviar imagem individual/testes;



2. Na página seguinte, no campo Simular com digite o nome de um inscrito/associado e clique no botão Submeter. Logo abaixo clique no campo e selecione o inscrito que foi pesquisado.



Importante: a pessoa selecionada não irá receber este e-mail de teste, serve apenas como simulação.


3. No campo Nome opcionalmente informe o nome da pessoa que receberá de fato este e-mail de teste;



4. No campo e-mail informe o endereço de e-mail que você deseja que receba a mensagem teste para conferência;



5. Para concluir, marque a opção Voltar para a gerência e clique em Enviar;



Após clicar em enviar, acesse a sua caixa de e-mail e revise a mensagem recebida.


Passo 3: Enviar a mensagem ao grupo selecionado


1. De volta a tela de gerenciamento, clique no botão Enviar mensagem para realizar o envio da mensagem para o grupo selecionado inicialmente no cadastro da mensagem;



2. O sistema envia uma média de 70 mensagens por hora. Para acompanhar o status de envio da mensagem, clique no botão Status da mensagem




Significado dos ícones que aparecem ao lado da mensagem:

  • Opção de editar boletim: para alterar alguma informação da mensagem ou o título; 
  • Opção de visualizar boletim: para visualizar como ficou a formatação do texto da mensagem; 
  • Opção de enviar mensagem individual/teste: caso você queria verificar como a mensagem vai chegar para as pessoas você pode encaminhar para seu e-mail como teste, e/ou também para encaminhar a informação para pouca quantidade de usuários; 
  • Opção de enviar mensagem: depois que a mensagem estiver correta, só clicar neste ícone que sua mensagem será encaminhada aos seus destinatários selecionados; 
  • Opção de status da mensagem: neste ícone você consegue visualizar para quantas pessoas já foi encaminha a mensagem, quantas pessoas já visualizaram a mensagem entre outras informações; 
  • Opção para remover a mensagem: opção para remover a mensagem.



Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo suporte@dype.com.br