Esse manual tem como objetivo orientar sobre o envio de mensagens e comunicados para inscritos/associados utilizando os filtros pré-definidos no próprio sistema.
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Passo 1: Selecionar o público alvo e escrever a mensagem
1. Acesse o menu Inscrições → Boletins → Mensagens (ou Cadastros > Boletins > Mensagens para o site de associações);
2. Na página seguinte, clique no botão Incluir Boletim;
3. Na página seguinte, no campo Remetente você deve selecionar o e-mail que está cadastrado nos departamentos de atendimento do sistema, como por exemplo a secretaria do evento/associação, este e-mail será o remetente da mensagem e aparecerá para o destinatário. Para receber uma cópia da mensagem enviada, marque a opção Remetente em cópia (CC);
4. No campo Público, selecione o grupo que irá receber a mensagem. Neste exemplo, vamos selecionar Inscritos que são todos os inscritos no sistema do evento/associação;
Ps.: As opções de grupo serão disponibilizados com base nos tipos de participações cadastradas no sistema.
5. No campo Carregar texto da mensagem pré-cadastrada você poderá, de forma opcional, selecionar uma mensagem pronta do sistema. Neste exemplo, iremos selecionar a mensagem Cobrança de pedido;
6. No campo Título inclua o título da mensagem;
7. No campo Descrição revise e/ou edite a mensagem pré-definida que foi selecionada na etapa 5 ou escreva a sua mensagem;
Como complemento, seguem os manuais com informações úteis para formatação de texto, inclusão de imagens e hiperlinks para envio de newsletter:
- Como incluir imagens em newsletter/mensagens de envio.
- Como inserir hiperlink em um conteúdo.
- Como inserir arquivo para download.
- Orientações sobre o uso das formatações para conteúdo do site.
Além das orientações acima, é possível incluir no texto códigos de busca. Exemplo, para que o nome da pessoa que irá receber a mensagem seja exibido, basta incluir o código %NOME%. Seguem abaixo os demais códigos:
8. Para concluir essa etapa, no fim da página marque a opção Adicionar assinantes a esta newsletter e clique em Salvar.
9. Após clicar em Salvar você será direcionado para a página de seleção de assinantes. Nesta tela, a caixa "disponíveis" mostrará apenas a lista de assinantes do público selecionado (como no exemplo de seleção do público foi os "Inscritos", verá apenas os nomes e e-mails dos inscritos no evento). Nesta página você pode selecionar um a um dos nomes ou todos os assinantes disponibilizados a lista para que recebam a mensagem/boletim.
1. Para enviar o boletim a todos os inscritos por exemplo, clique no botão em "selecionar todos" abaixo da caixa intitulada . "disponíveis" e, em seguida, clique em "adicionar". Com isso, todos os nomes da lista de "disponíveis" serão movidos para a caixa "incluídos".:
2. Se desejar remover algum e-mail da lista "incluídos", selecione-o e clique no botão "remover".
3. Após finalizar as seleções e ajustes, clique em "retornar à gerência". Você será levado de volta para a tela de lista de boletins, onde poderá continuar seguindo o passo abaixo para teste e envio.
Observação: Os pré-filtros exibidos no início da página podem ser aplicados à seleção do público escolhido. Por exemplo, se você selecionou o público "Inscritos", poderá aplicar o pré-filtro "Adicionar todos os assinantes inscritos no evento (pendentes)" e nesse caso, o sistema identificará, na lista de inscritos, quem atende a esse critério (inscrição pendente) e automaticamente incluirá esses assinantes na caixa "incluídos".
Passo 2: Enviar uma mensagem de teste (opcional)
1. Para enviar uma mensagem de teste para o seu e-mail, clique na opção Enviar imagem individual/testes;
2. Na página seguinte, no campo Simular com digite o nome de um inscrito/associado e clique no botão Submeter. Logo abaixo clique no campo e selecione o inscrito que foi pesquisado.
Importante: a pessoa selecionada não irá receber este e-mail de teste, serve apenas como simulação.
3. No campo Nome opcionalmente informe o nome da pessoa que receberá de fato este e-mail de teste;
4. No campo e-mail informe o endereço de e-mail que você deseja que receba a mensagem teste para conferência;
5. Para concluir, marque a opção Voltar para a gerência e clique em Enviar;
Após clicar em enviar, acesse a sua caixa de e-mail e revise a mensagem recebida.
Passo 3: Enviar a mensagem ao grupo selecionado
1. De volta a tela de gerenciamento, clique no botão Enviar mensagem para realizar o envio da mensagem para o grupo selecionado inicialmente no cadastro da mensagem;
2. O sistema envia uma média de 70 mensagens por hora. Para acompanhar o status de envio da mensagem, clique no botão Status da mensagem
Significado dos ícones que aparecem ao lado da mensagem:
- Opção de editar boletim: para alterar alguma informação da mensagem ou o título;
- Opção de visualizar boletim: para visualizar como ficou a formatação do texto da mensagem;
- Opção de enviar mensagem individual/teste: caso você queria verificar como a mensagem vai chegar para as pessoas você pode encaminhar para seu e-mail como teste, e/ou também para encaminhar a informação para pouca quantidade de usuários;
- Opção de enviar mensagem: depois que a mensagem estiver correta, só clicar neste ícone que sua mensagem será encaminhada aos seus destinatários selecionados;
- Opção de status da mensagem: neste ícone você consegue visualizar para quantas pessoas já foi encaminha a mensagem, quantas pessoas já visualizaram a mensagem entre outras informações;
- Opção para remover a mensagem: opção para remover a mensagem.
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo suporte@dype.com.br