Para cada tipo de submissão (comunicação oral, pôster, simpósio...) é possível configurar um processo de avaliação distinto. Essa configuração ocorre através da definição das seguintes parâmetros:

- Número de etapas/rodadas: indica a quantidade de etapas/rodadas de avaliação que o trabalho poderá passar.
* Só se aplica  em tipos de apresentação onde o inscrito indicou mais de um eixo norteador (GT, ST, Área, etc..) tendo assim primeira opção, segunda opção, etc... para passar para nova rodada caso o trabalho seja reprovado na primeira.


- Número de avaliações por trabalho: indica quantas avaliações o trabalho deve receber.
* Em caso de modelo de avaliação for compartilhada o sistema deve ser configurado com 1 avaliação, pois todos os avaliadores que receberem o trabalho avaliação em conjunto.


- Formato de distribuição: sendo as opções padrão (Todas as propostas desse tipo de apresentação serão distribuídas de forma uniforme dentre os avaliadores desse tipo de apresentação) OU por Eixo/Área/GT/ST* (As propostas desse tipo de apresentação serão distribuídas de forma uniforme dentre os avaliadores, respeitando a opção de Eixo/Área/GT/ST do avaliador.)
* Esse formato só funciona para os tipos de apresentação onde o autor indicou Eixo/Área/GT/ST no formulário de submissão.

- Modelo de avaliação: sendo as opções padrão (cada avaliador receberá um grupo de trabalhos para avaliar individualmente) OU compartilhada (cada grupo de avaliadores receberá um grupo de trabalhos para avaliar de forma conjunta).

- Permite auto-avaliação: opções Sim (os avaliadores receberão suas próprias propostas e poderão avaliá-las) OU Não (os avaliadores não receberão suas próprias propostas e a avaliação destas será direcionada a um colega avaliador(a) do mesmo Eixo/Área/GT/ST).


- Período: selecionar o período (inicio e fim) de avaliação que deve ser pré-cadastrado no menu período.

* No cadastro do período coloquei título como Avaliações e token com trabalhosrevisao.


- Visibilidade dos autores = Avaliação cega: sendo as opções Sim (os avaliadores não conseguem ver informações sobre autoria dos trabalhos) OU Não (os avaliadores conseguem ver informações sobre autoria dos trabalhos)  


- Tipo de avaliação: sendo as opções por:


  • Status: Serão dadas as opções simples para aprovação ou reprovação.
  • Notas (Status automático): Serão definidos critérios aos quais o avaliador dará uma nota numérica. A partir dessas notas se definirá, automaticamente, se o avaliador aprova ou não o trabalho.
    Na configuração deve ser marcado as opções de critérios + os status aprovado e reprovado para que o sistema utilize esses para definir a avaliação com base na soma das notas nos critérios. 
  • Notas (Status manual): Serão definidos critérios aos quais o avaliador dará uma nota numérica. Adicionalmente ele informará se aprova ou não o trabalho.
    Na configuração deve ser marcado as opções de critérios + os status aprovado e reprovado para que o avaliador utilize esses para definir a avaliação manualmente.
  • Notas (sem status): Serão definidos critérios aos quais o avaliador dará uma nota numérica.


Clique aqui para obter mais informações sobre os status de avaliação


**Na configuração de avaliações por NOTAS é estipulado um valor único que será aplicado em cada critério como avaliação  (exemplo nota de 0 à 10), não é possivel configurar notas variáveis por critérios, mas é possivel registrar o peso diferente do critério em sua configuração, desta forma na soma o sistema compreenderá que o critério 1 (por exemplo) tem o peso em dobro se colocado peso 2 em vez de 1 (sendo um os demais).


- Avaliador define a sessão: Sendo a opções Sim (o avaliador é quem irá informar a sessão de apresentação de cada trabalho dentro do período estipulado) é necessário cadastrar as sessões no sistema e informar a quantidade máxima de trabalhos por sessão OU Não (A comissão organizadora que irá informar a sessão de apresentação de cada trabalho).


Obs: Para a disponibilização da sessão aos avaliadores é necessário repassar ao suporte os dados completos dessas sessões para cadastros, sessões, sendo ela:

  • Dia;
  • Horário (inicio e fim);
  • Local/sala: Ex: sala01
  • Link de transmissão: Para os casos onde foi contratado o módulo de credenciamento, essa informação pode ser enviada posteriormente para disponibilização no site.



- Orientações para avaliação: caso o cliente queira que o envio das orientações sejam enviados pelo sistema é necessário realizar o cadastro do texto neste campo.



Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo suporte@dype.com.br